Novelas e sua influência no mercado de Moda Brasileiro

A TV ainda faz parte da vida de muitos brasileiros. Por consequência, há grande influência dela e de seus produtos na rotina do público. As novelas são um exemplo de como os enredos, histórias, personagens e músicas, podem dar o tom e ditar novas tendências, em diferentes setores da economia. Com uma presença tão forte e consolidada nos lares brasileiros, a influência das telenovelas se reforça ainda mais. Partindo deste cenário, como o setor de moda pode ser impactado pelas novelas e os empreendedores podem ser beneficiados em seus negócios?

Em média, 72% da população continuam assistindo novela todos os dias, 66% delas afirmaram já terem comprado alguma peça de roupa inspirada nos looks das personagens. Fonte: Sebrae

Mocinhos e bandidos, amores impossíveis, conflitos e amizades… As novelas mexem com a imaginação do público, criam empatia e estabelecem afinidades entre a vida real e a ficção. Por se tratar de uma abordagem diária, esta relação se torna ainda mais frequente. Quem não deseja ter o corte de cabelo da protagonista? A roupa do galã? A cor de esmaltes da personagem popular da trama? Isso demonstra a grande influência da mídia – em especial das telenovelas – e sua atuação direta no cenário de consumo. As tendências potencializadas (e algumas, relançadas) pelas telenovelas e absorvidas pelo público – principalmente o feminino – são diversas. Quando alguma peça de roupa ou acessório ganha destaque, a procura pelos produtos aumentam de forma significativa e em um período extremamente sazonal. Resta ao varejo conseguir absorver a demanda, sem que haja exagero na produção e estoque de produtos.

A presença efetiva das telenovelas na rotina dos brasileiros colabora para a mudança de paradigma no consumo da moda. A cada ano, um novo personagem colabora para que modelos de roupas e acessórios ganhem espaço e tomem as ruas do país.

1978 – DANCIN’ DAYS

Considerada uma das primeiras novelas que exerceu influência sobre o público. O estilo “disco”, as peças coloridas e vibrantes, e os tecidos sintéticos, ganharam espaço no período. Além dos looks coloridos e divertidos, muitas peças traduziam a rebeldia jovem da época, e a libertação – tanto masculina quanto feminina.

1985 – TI-TI-TI

Os cortes de cabelo que evidenciavam o volume, e as roupas de corte reto – com ombros e mangas bufantes – davam o tom do figurino dos personagens. Eles influenciaram o estilo de muitos jovens nos anos 80.

1994 – QUATRO POR QUATRO

A novela foi responsável não só por inspirar estilos, como também popularizaram o uso de algumas peças. Babalu – interpretada pela atriz Letícia Spiller – foi uma das personagens que mais ditou a moda no período. Shorts, a famosa presilha de girassol, e as sandálias plataformas fizeram sucesso na época.

2001 – O CLONE

A maquiagem carregada, com o delineador de olhos marcado, as pedrarias e a famosa pulseira (ligada a um anel), agradaram o público que acompanhava a trama. Mais do que os acessórios das personagens, o estilo de vida instigava os telespectadores, e as lojas que comercializavam as peças lucraram com a popularização.

2012 – SALVE JORGE

A advogada Helô, interpretada pela atriz Giovana Antonelli, foi responsável por “lançar moda” junto às mulheres, com esmaltes, anéis e acessórios para celular. Apesar de não ser a protagonista, a personagem chamou a atenção por seu estilo e figurino.

A inspiração das novelas como oportunidade

A moda lançada pelas telenovelas brasileiras podem nortear os empreendedores, estilistas e figurinistas. Mas não deve limitá-los. É importante salientar que a procura pelas peças, de uma maneira geral, dura um período determinado. Mesmo que haja tendências na perspectiva das telenovelas, é importante que elas não destoem dos produtos oferecidos no estabelecimento. Deve-se estar atento à identidade da marca, e fazer com que os produtos lançados neste âmbito agreguem a coleção.

As telenovelas são plataformas de comunicação que auxiliam no fomento do consumo e da publicidade. No entanto, não criam moda, mas sim, modismos. Para que os empreendedores não saiam no prejuízo, alertamos a importância do planejamento. É necessário que sempre se trabalhe com uma margem, considerando as possíveis mudanças no consumo do público, motivadas pelas alterações das próprias tendências da trama.

A facilidade de acesso às informações sobre peças e figurinos é outro aspecto que merece destaque, e que aproxima o público. Não há mocinho, bandido ou protagonista: o consumidor busca informações de moda que sejam emitidas por personagens/atores que apresentem empatia, mesmo que sejam os coadjuvantes.

Muitas narrativas televisivas têm como plano de fundo as cidades. São Paulo e Rio de Janeiro já serviram como cenário para muitas tramas. Assim como o cenário, os personagens e seus figurinos retratam a realidade e rotina de muitos moradores. A partir desta identificação, muitas tendências podem ser potencializadas.

Esteja atento às peças e acessórios comentados pelos consumidores. Assista aos capítulos das novelas e perceba o estilo retratado pelos personagens que popularizaram as roupas/acessórios em questão. As tendências potencializadas pelas novelas são importantes e podem nortear a quantidade de investimento e comercialização de muitas peças. No entanto, o estabelecimento não pode se basear somente nelas, já que são sazonais. Assim, evita-se que o lucro vire prejuízo.