A Diva Pop que o mundo precisava

O momento atual é regido pela quebra de paradigmas. Olhar para um palco onde a atração principal é uma mulher gorda e negra era tudo o que o mundo precisava. Foi somando músicas super dançantes que falam de autoestima com um jeito debochado que a cantora Lizzo virou a voz de quem antes era reprimido.

Lizzo é uma potência com voz e performance únicas, que consegue desmitificar o estereótipo de fracasso que o mundo impõe a corpos fora do padrão. Lizzo leva para as paradas de sucesso uma ruptura nos modelos existentes, de cantoras como Taylor Swift ou Katy Perry. O efeito dela é notável. Em 2020 foram oito indicações ao Grammy, com três vitórias: Melhor Performance R&B Tradicional, Melhor Performance Solo Pop e Melhor Álbum Urban Contemporâneo. Ela também brilhou nas paradas com “Truth Hurts” – é a música de mulher rapper com mais tempo no topo da Billboard Hot 100 em 2019. (Bárbara Forte, Ecoa)

Lizzo na Revista Rolling Stones – Reprodução

Para nossa sorte, Lizzo está nos levando junto com ela em sua jornada de amor próprio e aceitação. Quanto maiores forem as plataformas e visibilidade para ela, mais oportunidades ela tem para usar sua voz para mudar o mundo. Eu gostaria que Lizzo estivesse estampando os clipes da MTV quando eu era adolescente. Gostaria de ter ouvido as mensagens dela de amar a si mesmo e ao seu corpo, auto-aceitação e poder feminino.

https://www.instagram.com/p/B8Xa2dlB6QP/

Quando foi premiada no Grammy, Lizzo fez um discurso emocionante: “Vocês criam músicas bonitas, vocês criam conectividade e, quando eu digo vocês, estou falando com todos nesta sala – precisamos continuar alcançando as pessoas. Este é o começo de fazer música que move o mundo novamente. Fazer música que liberta. Vamos continuar a alcançar, abraçar e levantar uns aos outros” em tradução livre. Suas palavras não exprimem apenas o que ela vê nos amigos de profissão, mas o que o mundo encontra em suas produções. O sucesso da Lizzo é uma boa medida para ver para onde o mundo de hoje, principalmente o jovem, está caminhando. Se uma gorda e negra canta uma música desafiando um espelho e falando ‘eu sou bonita’, ‘é só me experimentar para ver o quanto eu sou boa’ e vende milhões, vira propaganda de TV, serve de trilha sonora de eventos de moda, embala seriados, é porque algo está acontecendo. Um monte de gente se vê representada. (Lucio Ribeiro, UOL)

Lizzo no Comercial da Absolut Vodka

Suas músicas falam da questão de autoconfiança, autoestima, e de como ela não se via representada em seu próprio segmento. Tanto é que ela tem uma canção que diz ‘eu sou minha própria inspiração’. A gente vê a Beyoncé, ou mesmo outras artistas negras que conseguiram chegar ao mainstream. Elas têm um padrão magro. Embora sejam curvilíneas, elas estão mais próximas do corpo magro do que do corpo gordo. Então Lizzo acaba sendo sua própria inspiração. Apesar de Lizzo ser a primeira mulher negra e gorda com tamanho impacto no pop, estilos que a influenciaram, como o jazz, o soul e o blues, foram um importante berço das mulheres consideradas fora do padrão. E a lista de talentos é vasta, com nomes marcantes, como Cass Elliot e Aretha Franklin. No underground, com Beth Ditto, nos anos 2000, a mulher gorda pôde olhar com outros olhos para a moda. Na mesma época, Adelle também teve um papel importante, com prêmios no Grammy e alcance mundial. Lizzo, no entanto, se consolida como uma cantora que usa a autoestima e o empoderamento como ferramenta. (Bárbara Forte, Ecoa)

As mensagens de Lizzo são universais. Todos nós precisamos amar a nós mesmos, fazer as pazes com nossos corpos e quem somos, e sentir que somos fortes, dignos e bonitos. Quando praticamos o autocuidado, fazemos afirmações e focamos mais nos aspectos positivos e não negativos de quem somos, podemos ganhar confiança e auto-estima.

Lizzo no Brit Awards 2020 – Reprodução

As palavras têm poder, especialmente aquelas que nos ajudam a nos elevar, nos apoiar e nos fazer sentir melhor sobre nós mesmos. Ler uma citação pode fazer com que você tenha uma sensação mais leve ou pense em algo que alguém que você admira pudesse ter-lhe dito para encorajá-la a seguir em frente e crescer como ser humano. Para encerrar este artigo e te inspirar a seguir a cantora (caso ainda não conheça seu trabalho), aqui estão 5 citações positivas para o corpo, amor próprio, poder e autocuidado da Lizzo que irá lembrá-la de que você só tem uma vida para aprender a amar a si mesmo.

“Amor próprio é uma decisão que precisa ser tomada. No meu caso, amar a mim mesmo foi o resultado de responder a duas coisas: você quer viver? Porque é assim que você será pelo resto da vida. Ou você terá uma vida inteira de vazio, auto-ódio e auto-aversão? E eu escolhi viver, então tive que me aceitar. Esse é o primeiro passo: aceitação. E aceitação é difícil. Eu ainda estou me aceitando todos os dias; Ainda estou trabalhando nisso”

– Lizzo, NBC News

https://www.instagram.com/p/BzVTaR_BRhx/

“Eu só quero que todos se lembrem que se você me ama, você pode se amar. Todo dia.”
— Lizzo, NPR

“Acredito que, por causa de minhas próprias experiências, tive que aprender que as mulheres gordas experimentam o mesmo tipo de opressão mental que as mulheres magras. Eu acho que as mulheres, em geral, são realmente marginalizadas e programadas para acreditar que não somos boas o suficiente.”
– Lizzo, Junkee

Lizzo – Reprodução Pinterest

“Todo mundo olha para um artista querendo algo mais do que apenas música, e essa mensagem de estar confortável em minha própria pele é o número um para mim.”

– Lizzo, Billboard

“Trabalho diariamente comigo mesma para ser uma pessoa melhor. Quando reajo de maneira negativa a alguém, sento-me e penso por que fiz isso, então estou sempre trabalhando comigo mesma, e minha música é a mesma coisa. ”

– Lizzo, Dazed

Então, Lizzo já pode ser nossa Religião? Amém.